Antropologia Visual na UFAL

7 dez


I AVAL
6-9 de dezembro de 2005

GT1: O Uso da Imagem na Pesquisa Etnográfica: O Olhar Etnográfico
GT 2: Sociedade, Literatura e Cinema
GT 3: Imagem, História de Vida e Memória: Fotografia e Filme Etnográficos
GT 4: A Imagem para o Estudo do Patrimônio Arquitetônico e a História Urbana
GT 5: O Projeto de Loteamento e a Espacialização da Sociabilidade Urbana
Mini-Curso: Antropologia Visual: Problematização e Propostas Imagéticas Fundadoras
Exposições Fotográficas
Mostra de Filmes (Vídeo e Multimídia)

Trata-se da realização de evento científico que reúne campos interdisciplinares sobre o visual-imagético. As Ciências Humanas hoje recorrem ao registro/uso da imagem enquanto recurso metodológico. Em várias universidades brasileiras, as Ciências Sociais criaram setores que reúnem acervos imagéticos e pesquisas que abordam o visual em seu amplo sentido, a partir de seus aspectos sócio-culturais e suas expressões. No estado de Alagoas, foi criado em 2004 o laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL, com intuito de desenvolver e institucionalizar o campo da Antropologia Visual enquanto área permanente de pesquisa na UFAL. Nesse aspecto, é fundamental reunir pesquisadores que lidam com o uso e/ou produção de imagens, seja fílmicas e/ou fotográficas, no amplo âmbito das Ciências Humanas. É importante destacar a utilização da imagem especialmente nas Ciências Sociais e na Comunicação.
O I Encontro de Antropologia Visual em Alagoas e o I Festival Alagoano de Fotografia e Filme Etnográficos objetivam reunir e dar visibilidade às produções e pesquisas interdisciplinares que lidam com o visual, bem como fomentar e agregar acervos imagéticos no campo das Ciências Humanas. Pesquisadores de diversas áreas de atuação se reúnem para discutir suas pesquisas e exibir produções imagéticas considerando inclusive novas tecnologias. Pretende-se, também, criar espaço para possibilitar a viabilidade de uma galeria virtual permanente na UFAL para exibição de produtos ou acervos resultantes de pesquisas na área de Humanidades.
Em termos de repercussão, o presente evento insere a UFAL, e conseqüentemente o estado de Alagoas, num campo bastante atual e inovador. Assim, o estado de Alagoas fará parte do circuito contemporâneo de divulgação de produções fílmicas e fotográficas do âmbito acadêmico, contribuindo dessa forma para uma posição de vanguarda à nível nacional e internacional.
Uma significativa contribuição será dada para a interdisciplinaridade entre diferentes campos de conhecimento do imagético, visando fortalecer diálogos e intercâmbios nas diversas áreas que lidam com o estudo e a produção de imagens nas Ciências Humanas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: