Audiência Pública Criminalização e Situação dos Detentos Indígenas

19 jun

Convidamos a participar da audiência pública Criminalização e Situação dos Detentos Indígenas, a acontecer no próximo dia 26 de junho, quinta-feira, às 14:30h, no âmbito da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, que terá lugar na sala 03 Ala Alexandre Costa do Congresso Nacional. A audiência foi chamada para a apresentação dos resultados do projeto “Criminalização e Situação Prisional dos Indígenas no Brasil”, realizado a partir da parceria entre a Associa-ção Brasileira de Antropologia (ABA) e a Procuradoria Geral da República (PGR), com recursos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Esta audiência objetiva divulgar as informações colhidas sobre a situação prisional dos detentos indígenas e aferir o grau de compreensão da questão pelos operadores do direito nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Amazonas. A legislação específica está consubstanciada na Lei 6001 (o Estatuto do Índio), e jurisprudência correlata; na obser-vância da Constituição Federal (artigos 231 e 232) e no cumprimento da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), convênio este ratificado pelo Con-gresso Nacional e, ainda, na observância da Declaração sobre o Direito dos Povos Indí-genas (DDPI), da ONU e assinada pelo Brasil.
Também serão apresentadas proposições para alteração da legislação processual penal vigente, bem como propostas de adequação de políticas públicas para esse segmento, visando a consolidação de um Sistema de Acompanhamento e Assessora-mento aos Detentos Indígenas e às Comunidades e Organizações Indígenas. Estas pro-posições decorrem do diagnóstico Situação dos Detentos Indígenas no Mato Grosso do Sul, resultado de projeto do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), em parceria com a Uni-versidade Católica Dom Bosco (UCDB), com recursos da União Européia (EU).

Atenciosamente,

Luís Roberto Cardoso de Oliveira
Presidente da ABA
Gestão 2006-2008

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: