3º Fórum Nacional de Museus

11 jul

Com o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, o 3º Fórum Nacional de Museus acontecerá de 7 a 11 de julho, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis/SC. O tema, de profundo impacto e importância para o campo museal na contemporaneidade, foi criado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU) e adotado por todos os países da Ibero-América como lema orientador das comemorações em 2008 do Ano Ibero-americano de Museus e do dia 18 de maio – Dia Internacional dos Museus.
O 3° FNM será um espaço de troca de experiências entre a comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica federais, estaduais e municipais. O evento permitirá delinear diretrizes não apenas para democratizar o acesso aos museus instituídos, mas também para democratizar o próprio museu compreendido como tecnologia e ferramenta de trabalho adequada para uma relação nova, criativa e participativa com o passado, o presente e o futuro.
Durante o Fórum serão oferecidos mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museológico. Também serão reunidos grupos de trabalhos temáticos para discussão das diretrizes da Política Nacional de Museus – PNM.
Paralelamente à programação principal, serão realizados o 3° Encontro Nacional de Estudantes de Museologia- ENEMU; o Encontro Nacional de Professores Universitários de Museologia; o 2º Encontro Ibero-Americano de Museus, que reunirá representantes da área museológica dos 22 países da Ibero-América,; a Reunião preparatória para o 1º Seminário sobre Museus-casas e Memoriais de Presidentes da República; e a Assembléia anual do ICOM Brasil.
O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal, de abrangência nacional, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus.

Resultados esperados:
– Continuidade das ações da Política Nacional de Museus;
– Contribuir para o debate sobre o papel dos museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, visando a consolidação do tema escolhido para celebrar o Ano Iberomamericano de Museus em 2008.
– Estimular a criação de redes de informação, formal (redes temáticas dos museus) ou informal, entre os museus brasileiros;
– Promover o intercâmbio entre profissionais e estudantes de museologia;
– Propiciar um ambiente de reflexão da Política Nacional de Museus, com o objetivo de consolidar as suas ações e diretrizes;
– Embasamento para os trabalhos do Sistema Brasileiro de Museus.

visite o site do evento aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: