I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem

10 ago

O QUE É
O I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem, promovido pelo Laboratório de Antropologia e Imagem da Universidade Federal do Ceará, tem por objetivo congregar pesquisadores de várias regiões do Brasil para discutir teoricamente sobre a importância da narrativa visual e suas potencialidades. O evento propõe uma reflexão sobre a produção de imagens em suas múltiplas formas de manifestação, tais com fotografia, documentário etnográfico e cinema, reunido pensadores e produtores de imagens do Ceará, do Brasil e o exterior. Durante o evento, realizaremos ainda uma homenagem aos grandes nomes da fotografia cearense, através de uma coletânea de imagens, mostrando a narrativa fotográfica desses artistas. Será lançada também uma publicação contendo a pesquisa de campo feita no município de Almofala, na década de 60, pelo antropólogo Luis de Gonzaga Chaves, um dos fundadores do Departamento de Ciências Sociais da UFC.

O intuito é provocar o encontro de diferentes linhas de pensamento em torno de um tema comum: a imagem, oferecendo aos que transitam pelas potencialidades desta uma reflexão que aponte para importância das produções visuais na contemporaneidade. Seja na arte, publicidade ou na antropologia, a imagem nos afeta e nos comunica de diferentes modos. Do ponto de vista da cultura, o evento é suma importância, pois é uma oportunidade rara de agregar num só lugar diferente saberes de um tema especifico. Sob a ótica particular da ação, propomos um total de quatro dias de encontros com estudiosos, pesquisadores e produtores de imagens.

O encontro se realizará no período das 14hs às 21hs. Neste tempo, acontecerão palestras, mostras de filmes, de documentários e de clipes, exposições fotográficas, experimentação de imagens e sons, apresentação de performances e instalações e lançamento de livro.

PORQUE
O ano de 2008 brinda os 100 anos do início da construção do Teatro José de Alencar e os 40 anos de existência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Partindo da importância dessas duas grandes instituições cearenses – uma voltada para a apresentação de grandes espetáculos e cursos de artes, a outra comprometida com a construção de um saber e da pesquisa dotados de rigor cientifico – é que o LAI, Laboratório de Antropologia e Imagem da UFC propõem o I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem, a ser realizado no Teatro José de Alencar.

O I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem é uma iniciativa importante para a reflexão em torno da imagem, proporcionado um intenso fluxo de informações e fortalecendo o capital cultural dos interessados no campo da imagem. A cidade de Fortaleza apresenta uma produção relevante no âmbito da fotografia, documentários e cinema com nomes consagrados de projeção internacional. Apesar da relevância da produção imagética carecemos de encontros para debater e refletir em torno do que é produzido. Assim, este projeto tem por objetivo unir a multiplicidade de falas e pensamentos sobre a imagem com uma produção teórica comprometida com a polissemia da arte.

PROGRAMAÇÃO

I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem
Local:Theatro José de Alencar

CREDENCIAMENTO

Dia 26 de agosto
Horário: das 8 horas às 12 horas
Conferências , Exposições, Experimentações

Dia 26 de agosto
14 horas – Abertura da exposição coletiva de fotografia
• Exibição de 20 trabalhos imagéticos de estudantes e pesquisadores. Os trabalhos serão selecionados a partir de inscrições públicas. Os trabalhos serão exibidos em vários espaços do Theatro José de Alencar.
Exposição coletiva de fotografia – Apresentação de uma coletânea de fotografias que homenageiam os consagrados nomes da fotografia cearense como: Chico Albuquerque, Zé Albano, Mauricio Albano, Celso Oliveira, Jarbas Oliveira, Jacques Antunes, Thiago Santana, Gentil Barreira, Tibico Brasil e Silas de Paula.
14h30 – Abertura do I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem – Palestra da Curadora Peregrina Capelo
das15 horas às 16 horas – Imagem e Pensamento em Antropologia- retrospectivas e novas considerações com Etienne Samain
das17 horas às 18 horas – Merenda
das18 horas às 19 horas – Deleuze e as imagens cinematográficas com Roberto Machado.
19 horas – Lançamento:
Livro Fetiche Visual de Massimo Canevacci
20h – Confraternização

Dia 27 de agosto
das14 horas às 15h30 – O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch com Marco Antonio Gonçalves
das 15h30 às 17 horas – A Construção do olhar na Antropologia Visual: duas experiências com Patrícia Monte-Mór
17 horas – Merenda
17h30 às 19 horas – A fluidez da forma: uma reflexão sobre o poder das imagens em uma sociedade indígena com Elsje Lagrou
das19 horas às 20h30 – SANDMANN -seminário-performativo – etnografia e coreografia com Massimo Canevacci e Sheila Ribeiro /dona orpheline

Dia 28 de agosto
das14 horas às 15h30 – Imagens do cosmo guarani com Sérgio Baptista
das 15h30 às 17 horas – Sobre o vídeo etnográfico e o fabricante de imagens com Clarice Peixoto
17 horas – Merenda
das 17h30 às 19 horas – Silas de Paula
das19 horas às 20h30 – Memória e imagem: a cidade como objeto temporal com Cornelia Eckert e Ana Luiza Rocha

Dia 29 de agosto
das14 horas às 15h30 – Etnografia, imagem e recepção com Alexandre Câmara Vale
das15h30 às 17 horas – Intervenções urbanas e a experiência das metrópoles com Beatriz Furtado
17 horas – Merenda
das17h30 às 19 horas – Memórias do futuro com Lisabete Coradini
das19 horas às 20h30 – Pensamentos do Laboratório de Antropologia e Imagem – LAI
• Imagem transgender, liminaridade e devir- artista com Juliano Gadelha
• Female Troubles: sexualidades periféricas e políticas de subjetivação em um filme de John Waters com Kaciano Gadelha
• Rubens Venâncio
• Rui Vasconcelos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: