Prêmio Territórios Quilombolas 2008

21 ago

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou no dia 31 de julho de 2008, em Goiânia, a edição 2008 do Prêmio Territórios Quilombolas, durante a realização do V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Participaram da cerimônia representantes do MDA, Incra, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Associação Brasileira de Antropologia, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Serão distribuídos 15 prêmios para a produção de ensaios e redações em três categorias: ensaios acadêmicos, para pesquisadores ligados às áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas, Agrárias e Afins; ensaios para técnicos que trabalham com as comunidades quilombolas e redação com relatos de experiências e memórias. A edição 2008 do Prêmio traz como novidade a inclusão da categoria experiências e memórias, voltada aos participantes quilombolas.

Para o antropólogo José Augusto Laranjeiras Sampaio, o prêmio é “uma boa arma na luta pela garantia dos direitos das comunidades quilombolas. É um esforço de produção de conhecimento engajado na tentativa de dar visibilidade à questão.” Maria Palmira, da Seppir, destacou o caráter estratégico do Prêmio na divulgação dos direitos das comunidades no meio acadêmico, envolvendo os alunos e professores.

Além da premiação em dinheiro, os contemplados terão os trabalhos publicados e receberão, ainda, um kit com publicações. Os textos deverão ser inéditos e entregues até 15 de janeiro de 2009. O edital, o formulário de inscrição e demais informações podem ser acessados nas páginas eletrônicas do MDA (www.mda.gov.br), do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (www.mda.gov.br/aegre), do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) (www.nead.gov.br ). Os premiados serão conhecidos até o dia 21 de março de 2009 e a entrega da premiação acontece em maio de 2009.

Para visualizar o folder informativo clique aqui

Ficha de Inscrição Categoria Experiências e Memórias

Ficha de Inscrição Categoria Ensaio Inédito Pesquisadores (as)

Ficha de Inscrição Categoria Ensaio Inédito Técnicos (as)

Mais informações
Poderão ser obtidas por telefone
(61) 2191-9845/9869) ou por correio eletrônico:
premioterritoriosquilombolas@mda.gov.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: