Quando o Campo é o Arquivo

24 ago

O objetivo do Seminário “Quando o Campo é o Arquivo” é refletir sobre o uso de fontes arquivísticas na pesquisa antropológica e sua relação com a produção etnográfica.

A primeira edição do seminário (2004) teve como objetivo reunir trabalhos sobre a constituição e organização de arquivos de antropólogos, de instituições de antropologia e o uso desses documentos na análise e pesquisa antropológicas. A programação completa do seminário pode ser consultada em http://www.cpdoc.fgv.br/campo-arquivo. Um dos resultados foi a publicação de um número temático da revista Estudos Históricos sobre “Antropologia e Arquivos“, em 2005.

Sem perder o foco nos arquivos, na segunda edição o projeto se volta para os efeitos das imagens, sejam elas transformadas em artefatos e suportes de pesquisa ou transformadoras da experiência etnográfica. De que maneira a experiência etnográfica vem sendo transformada em documentos visuais? Quais são os efeitos dessas transformações na produção do conhecimento antropológico e nas vidas dos sujeitos que se tornam objetos de novos olhares? De que maneiras documentos visuais mantidos em acervos, coleções e arquivos têm sido utilizados, reapropriados e reproduzidos por populações tradicionais? Que poéticas, políticas e debates têm suscitado? Para responder essa e outras perguntas pretende-se reunir pesquisadores que vêm se debruçando sobre o lugar das imagens, fixas e em movimento, na constituição de outros olhares e conhecimentos.

O seminário contará com a participação de pesquisadores convidados pelos coordenadores e abrirá algumas vagas para mestres, doutorandos ou doutores que quiserem apresentar comunicações. O prazo para inscrições de comunicações é 31 de julho de 2008, através do formulário eletrônico disponível nesta página. Os selecionados terão seus nomes divulgados online neste local a partir de 26 de agosto, data em que será também divulgada a programação final.


Data e local de realização:
Museu Nacional/UFRJ e CPDOC/FGV, 2 e 3 de dezembro de 2008.

Promoção: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)/ Fundação Getulio Vargas e Laboratório de Antropologia e História/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ UFRJ.

Coordenação e organização: Celso Castro (CPDOC/FGV) e Olívia Gomes da Cunha (LAH/MN/UFRJ)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: