Ciclo de Conferências Sentidos de Lévi-Strauss

25 set

Realizadas conjuntamente pelo Departamento de Antropologia, pelo IEB e pelo Centro Universitário Maria Antônia, as conferências acontecerão entre os dias 09.10 e 11.12.08. O Ciclo conta com o apoio da Reitoria da USP (Comemorações 75 Anos) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS – USP).

saiba mais

Este evento tem caráter duplamente comemorativo. Aproveitando o aniversário de 75 anos da Universidade de São Paulo, festejamos também o centenário do antropólogo francês, Claude Lévi-Strauss (1908), que iniciou sua carreira no ensino superior nesta universidade, na qual permaneceu entre 1935 e 1938. Neste ano também o Conselho Universitário da USP outorgou ao ilustre intelectual o título de doutor honoris causa.

Os “Sentidos de Lévi-Strauss” compreendem três partes. Um ciclo de conferências, que pretende lançar uma reflexão ampliada sobre a sua obra, pensando-a do ponto de vista de sua contribuição original para a antropologia, e em termos de seus rebatimentos em outras áreas do conhecimento: crítica literária, artes, filosofia e psicanálise. As palestras, semanais, serão encerradas com um recital – cujo repertório compreende músicas da predileção do autor – e com a leitura comentada de trechos de seus livros. Vale lembrar que a festa terá lugar no dia 27 de novembro, à noite, quando na França já será 28, dia do aniversário do mestre.

Ao longo deste período, será possível conhecer imagens inéditas de Lévi-Strauss na exposição fotográfica, “Um quase holograma”, no saguão do prédio de Ciências Sociais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP.

Programação

09/10 – quinta-feira. Local: IEB/USP

  • 18:30 horas. Claude Lévi-Strauss, fundador do pós-estruturalismo. Eduardo Viveiros de Castro (professor de antropologia, Museu Nacional/ UFRJ)
  • 20: 30 horas. Coquetel

16/10 – quinta-feira. Local: IEB

  • 14 horas. Lévi-Strauss e a dissolução da autonomia do mental. Vladimir Pinheiro Safatle (professor do Departamento de Filosofia da USP)

23/10 – quinta- feira. Local: CEUMA

  • 20 horas. Mito e experiência sensível. Mariza Werneck (professora do Departamento de Antropologia da PUC/SP)

06/11 – quinta-feira. Local: CEUMA

  • 20 horas. Lévi-Strauss e sua metamorfose em uma teoria da literatura. Luiz Costa Lima (professor do Departamento de História da PUC/RJ)

13/11 – quinta-feira. Local: CEUMA

  • 20 horas. Os Brasis de Lévi-Strauss. Beatriz Perrone-Moisés (professora do Departamento de Antropologia da USP).

27/11 – quinta-feira. Local: CEUMA

  • 20 horas. Recital e leitura comentada de trechos da obra de Lévi-Strauss, Convidados: Márcio Goldman (Museu Nacional/UFRJ) e Tânia Stolze Lima (UFF).

11/12 – quinta-feira: IEB/USP

  • 18:30 horas. O efeito Lévi-Strauss nos EUA e no Brasil. Manuela Carneiro da Cunha (professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Chicago)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: