religiosidades cristãs no brasil

4 mar

GT na 27RBA

RELIGIOSIDADES BRASILEIRAS: PERCURSOS E DESAFIOS DO CRISTIANISMO
Coordenação: Flávia Pires e Mísia Lins Reesink
Resumo:
Os espaços de discussão e reflexão teórico-etnográficas focados no estudo da religião, tema fundante da nossa disciplina, têm diminuído, ou ficado à margem, dos principais fóruns de antropologia no Brasil. Em conseqüência disso, embora exista um lugar garantido para a reflexão em torno das religiões afro-brasileiras, os pesquisadores das religiões cristãs têm sentido dificuldades de inserção nos encontros acadêmicos; mesmo sendo o cristianismo no Brasil o sistema religioso da maioria de sua população.
Diante deste quadro, o intuito desse GT é reabrir estes espaços a esses pesquisadores, favorecendo o debate em torno da antropologia da religião. Nesse sentido, pretendemos pensar teórico-etnograficamente questões pertinentes e candentes aos campos do catolicismo e do protestantismo; re-atualizando e elaborando novas reflexões sobre esses campos. Para isso, o GT será organizado em três sessões: 1. Refletindo sobre o catolicismo: práticas, representações, novos movimentos; 2. Refletindo o campo protestante (históricos e pentecostais): práticas, representações, pluralismo; 3. Alternativas teórico-metodológicas para pensar o cristianismo católico e protestante.
Levando em conta esta dificuldade enfrentada pelos pesquisadores de religiões cristãs, este GT propõe promover um espaço para a troca, no sentido maussiano, de experiências de pesquisas e trajetórias intelectuais.

Para inscrever trabalho no GT: http://www.abant.org.br/27rba/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: